- ALHEIRAS E FUMEIRO -

alheiras e fumeiro.jpg

A alheira é o enchido mais conhecido de Trás-os-Montes. Talvez seja aquele que encerra a história mais curiosa:

Diz a tradição que, numa altura em que se perseguia cruelmente todos os que fossem diferentes daquilo que estava estabelecido pela Igreja. O nosso país foi sempre um porto seguro para povos oriundos do todo a lado. E os judeus encontraram no interior o espaço para viverem.

Não podendo comer carne de porco sem se tornar impuros do ponto de vista das suas crenças, era exatamente este um dos sinais que os inquisitores procuravam nas casas dos novos cristãos: a presença de enchidos na sua alimentação.

Astutamente, os judeus perseguidos criaram um enchido, em tudo parecido com as típicas chouriças, mas cujos ingredientes eram essencialmente o pão e a carne de aves.


Hoje, a alheira tradicional mistura a carne de galinha com a carne de porco. E há variantes vegetarianas, de caça, de presunto, de bacalhau e até de castanha.

É uma excelente opção para uma refeição rápida, um lanche com amigos ao final do dia, uma entrada ao serão, ou como ingrediente para deliciosas receitas, como por exemplo os folhados de alheira.